quarta-feira, 19 de junho de 2013

PLANO DE AULA


Tema: Sistema de medidas
Série/Ano : 7º Ano / 6ª série

OBJETIVOS:
-  Introduzir no universo da criança noções de distância. Associados aos  possíveis conhecimentos prévios das operações fundamentais são até o  término do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas  que necessitem conversão de unidades de medidas.
- Despertar o pensamento e propiciar a troca de experiências, de  conhecimentos dos padrões universais de medidas, como sistema  métrico decimal.
- Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar  estratégias e aplicá-las no seu cotidiano.
-  Identificar e relacionar as unidades de medidas de comprimento: metro, decímetro, centímetro, milímetro, quilômetro e outras.
- Interpretar e comparar distâncias, quantidades e aproximações de valores  exatos.
- Orientar o aluno na leitura, interpretação e compreensão de problemas  que utilizam relações entre diferentes unidades de medida.
- Identificar as diferentes representações de um número racional.
- Compreender sistemas de medidas diferentes
JUSTIFICATIVA
- Introduzir no universo da criança noções de distância. Associados aos prévios conhecimentos das operações fundamentais são possíveis que até o término do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas que necessitem conversão de unidades de medidas
ESTRATÉGIAS E/OU PROCEDIMENTOS
-  Despertar a curiosidade quanto às medidas dos objetos manipulados no cotidiano.
- Que instrumentos de medição utilizar para cada tipo de medida de comprimento.
- Associados aos prévios conhecimentos das operações fundamentais são possíveis que até o término do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas que necessitem conversão de unidades de medidas.
AVALIAÇÃO
-  A avaliação consiste em realizar atividades e trabalhar com as devidas conversões, solicitando aos alunos fazer medições em áreas de grandes proporções e áreas pequenas, diferenciando a utilização de diferentes instrumentos de medições, além de uma avaliação escrita.
RECURSOS MATERIAIS E/OU TECNOLÓGICOS
- Cartolinas,
- Folha de papel,
-Fita métrica,
- Trena,
-  Régua,
- Compasso,
- Computador, etc.
 FORMAS DE RECUPERAÇÃO

-  Propor aos educando atividades práticas dentro do ambiente escolar que possam otimizar o interesse em participar dessas oficinas , utilizando instrumentos de medições diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário