quarta-feira, 19 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Plano de aula
Tema
Números Racionais
Série/Ano :
8ª Série/ 9º Ano

Objetivo geral
Através de atividades diferenciadas e de contextos variados despertar nos alunos a reflexão, discussão e compreensão dos números racionais e sua importância no cotidiano. 
Objetivo Específico
Capacitar o aluno a interpretar os números racionais em  diversos contextos.

Justificativa
A partir da matriz de competências do Saresp e observando as habilidades H01, H03,H10,H15 e H16, constatou-se a necessidade de trabalhar o conteúdo Números Racionais com outros conteúdos envolvidos no atual assunto.

Procedimentos Metodológicos
-Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
- Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos;
 - Compreender a equivalência entre as casas decimais e efetuar transformações: décimos em centésimos; unidades de milésimos;
 - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).
 - Resolver problemas com números racionais que envolvam operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
- Reconhecer a potenciação e radiciação em situações contextualizadas.
- Transformar um número decimal em uma fração decimal e em ou representação por porcentagem;
-Estabelecer uma relação entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagem;
 - Resolver problemas que envolvam porcentagem.
Recursos Tecnológicos

- Uso de malhas quadriculadas e de figuras;
- Resolver problemas do cotidiano envolvendo dinheiro;
- Uso de calculadora;
-Textos impressos, revistas e jornais.
-Caderno do aluno;
-Caderno do professor;

Avaliação
_ A avaliação será através da participação dos alunos em atividades propostas –individuais e em grupo, por meio de anotações e registros, tarefas e trabalhos sobre tema.

-Recuperação será contínua, avaliando o desempenho dos alunos, com o acompanhamento dos professores titular e auxiliar.

                                                                                       Elaine de Oliveira Sunsin

2 comentários:

  1. E isso aí Elaine, ótimo seu plano de aula

    ResponderExcluir
  2. Elaine seu plano está muito bom. Parabéns!
    Eu também postei um quando tiver tempo dê uma olhadinha ... abraços.

    ResponderExcluir