Plano de aula
Tema
Números
Racionais
Série/Ano :
8ª Série/ 9º
Ano
Objetivo geral
Através de atividades diferenciadas e de contextos variados
despertar nos alunos a reflexão, discussão e compreensão dos números racionais
e sua importância no cotidiano.
Objetivo Específico
Capacitar
o aluno a interpretar os números racionais em
diversos contextos.
Justificativa
Justificativa
A partir da
matriz de competências do Saresp e observando as habilidades H01, H03,H10,H15 e
H16, constatou-se a necessidade de trabalhar o conteúdo Números Racionais com
outros conteúdos envolvidos no atual assunto.
Procedimentos Metodológicos
-Reconhecer as diferentes
representações de um número racional;
- Identificar fração como representação que
pode estar associada a diferentes significados;
- Reconhecer as representações decimais dos
números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal,
identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos;
- Compreender a equivalência entre as casas
decimais e efetuar transformações: décimos em centésimos; unidades de milésimos;
- Efetuar cálculos que envolvam operações com
números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação –
expoentes inteiros e radiciação).
- Resolver problemas com números racionais que
envolvam operações de adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação e radiciação.
-
Reconhecer a potenciação e radiciação em situações contextualizadas.
-
Transformar um número decimal em uma fração decimal e em ou representação por
porcentagem;
-Estabelecer uma relação entre
conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagem;
- Resolver problemas que envolvam porcentagem.
Recursos Tecnológicos
- Uso de malhas quadriculadas e de
figuras;
- Resolver problemas do cotidiano
envolvendo dinheiro;
- Uso de calculadora;
-Textos impressos, revistas e jornais.
-Caderno do aluno;
-Caderno do professor;
Avaliação
_ A
avaliação será através da participação dos alunos em atividades propostas
–individuais e em grupo, por meio de anotações e registros, tarefas e trabalhos sobre tema.
-Recuperação
será contínua, avaliando o desempenho dos alunos, com o acompanhamento
dos professores titular e auxiliar.
Elaine de Oliveira Sunsin
E isso aí Elaine, ótimo seu plano de aula
ResponderExcluirElaine seu plano está muito bom. Parabéns!
ResponderExcluirEu também postei um quando tiver tempo dê uma olhadinha ... abraços.