domingo, 16 de junho de 2013

Narrativa de Matemática - Polinômios


Tema: Polinômios
Conteúdo: 
- Monômios semelhantes e polinômios
- Adição e subtração de monômios
Objetivos:
-Fazer com que o aluno compreenda o significado de monômios, polinômios, termos semelhantes e termos independentes.
-Levar o aluno a realizar a adição e subtração de termos semelhantes.
7 de fevereiro
domingo -15h
No domingo à tarde, a pousada ficava vazia porque muitos hospedes já haviam ido embora. Era folga do gerente; então Leo se ofereceu para ficar na portaria, para que seus pais pudessem passear um pouco.
Ele estava procurando um lápis para anotar uma reserva para a semana seguinte quando encontrou uns dadinhos numa gaveta do balcão, talvez esquecidos por uma criança. Eles lhes deram uma grande idéia.
Leo anotou a reserva e lembrou do pedido de Paula.
“Posso usar dados para criar um jogo que tenha monômios e números, sem variáveis! Nos dados só aparecem quantidades, então posso sortear os números que ficam na frente das letras. Posso sortear também os coeficientes, mas como vou fazer para sortear as variáveis?”
Depois de pensar por um instante, Leo pegou um rolo de fita crepe, cobriu com ela um dos dados e pensou:
“ Vou escrever em duas faces a letra a, em outras duas faces a letra b, e vou deixar duas faces vazias”. Depois de realizar seu plano, ele jogou os dois dados, o comum e o que havia preparado.
Com essa jogada, tenho direito a 5 vezes o valor de a, e isso vai gerar um monômio: 5a. O número 5 vai indicar a quantidade de a que eu consegui no sorteio. Pensando bem, posso sortear os sinais também! Preciso de outro dado.
Leo cobriu outro dado com fita-crepe e escreveu o sinal positivo (+) em três das faces e o negativo (-) nas três restantes. E começou a formular as regras do jogo.
 - Cada jogador arremessa os dados quatro vezes. Como estou sozinho, jogo comigo mesmo.

Em seu caderno de anotações, Leo escreveu o polinômio gerado, e logo percebeu que havia monômios semelhantes  que poderia reunir:
 - 4a + 5b + 6a – 5
  - Reunindo os termos semelhantes, fica assim:
- 4a + 5b + 6a - 5 = 2a + 5b – 5
- Eu sou um gênio mesmo! A Paula pediu também que eu arranjasse um jeito de colocar no jogo “termos independentes de variáveis”. Sem querer, apareceu aquele – 5, mas como é que eu consegui isso?

Leo jogou mais algumas vezes e acabou entendendo.
- Sem querer deu certo! Deixei no dado das variáveis, duas faces vazias. Elas podem gerar o termo numérico, mas vai depender da jogada.  
- Já sei! Vou escrever o numero 1 nas faces vazias do dado das variáveis. Assim, elas não ficam mais vazias. Uau! Eu sou o máximo!

Leo estava tão eufórico que, por algum tempo, até esqueceu seus dois problemas: o relógio roubado e a namorada desaparecida.
   Foi então que o telefone tocou:
- Alo, queria falar com o Leonardo, por favor. – Era Kika, que, secamente, nem se quer queria dizer que tinha reconhecido a voz do namorado.
- Sou eu, Kika! O que foi que aconteceu? To te procurando desde ontem ...

E, sem muito papo, ela retrucou:
    - Será que a gente pode se encontrar?
    - Claro que sim, onde?
    - Daqui a uma hora, naqueles bancos perto do Forte, pode ser?
- Claro! – E, tentando brincar, disse Leo: - Vou estar de camisetas e tênis pretos!
 Ela respondeu toda indiferente:
- Acho que consigo encontrar você – e desligou o telefone.
Leo percebeu que seu filme estava completamente queimado, mas nem conseguia imaginar o porque. Tomou um banho e foi, todo perfumado e arrumado, encontrar com Kika.



Retirado do Livro:
O código polinômio
Capitulo 9
    Luzia Faraco Ramos
    Editora Ática – 2007

E.E. Professora Oracina Correa de Moraes Rodine
             
Eleide de Lourdes Colombo Menegucci
Karina Gonçalves Malheiros
Kelly Cristina da Silva
Melhor Gestão Melhor Ensino - 2013




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