quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimentos



Eleide de Lourdes Colombo Menegucci

         Amo ler, não gosto muito de escrever. Quando tinha uns oito anos ia muito à casa de uma tia e minha prima tinha muitos gibis. Todas às vezes ela me dava alguns que já havia lido. Eu ia embora super feliz, era a minha maior alegria naquela época. Então eu lia muito, e comecei a gostar, queria visitá-las sempre, pois sabia que iria ganhar mais gibis. Sempre que tenho um tempinho estou lendo algo.


Elaine de Oliveira Sunsin

         Minha experiência com  a  leitura foi nos primeiros anos da escola e confesso não ter sido uma das melhores.
Sou do tempo em que as crianças não diziam o que queriam e o que pensavam, aceitavam as imposições dos  Pais, sem pestanejar.
Lembro de ter sido muito podada pelos olhares de reprovação do meu Pai que pensava que a filha deveria ser criada para trabalhar, casar, ter filhos e não para estudar e ter opinião,  embora adorasse estudar e lutei muito para me formar.
Lembro-me também de ter tanto medo de ser reprimida por dizer algo errado que acabei desenvolvendo uma certa aversão a falar em público, e quando a Professora me chamou para ler um texto em voz alta, fiquei muito envergonhada, foi uma experiência terrível.
 Cheguei em casa corri  para o quarto e escrevi tudo em um diário, na época, um caderno velho que sobrará do ano anterior. O diário passou a ser meu querido e fiel confidente, lá me sentia segura para escrever o que pensava sem repreensões e sem constrangimento. 
Enfim, a leitura não se tornou o  meu elemento surpresa, mas em compensação gosto muito de escrever.



CLEONICE EBINUMA KASHIWAKURA

         Na minha juventude, eu até gostava de escrever, pois todos o dias eu escrevia algo que havia acontecido, independente da sua importância.. Mas na escola, eu não conseguia escrever uma redação, tinha maior dificuldade para tal. Minhas notas de Português era na média , por exemplo 6 no máximo.E também nunca gostei da leitura, os livros que eu lia, era por obrigação e não por prazer. Tremia quando o professor mandava ler um texto, chegava a  gaguejar de vergonha.Para mim, a leitura é fundamental sim, mas não faz parte do meu ego. Talvez é preciso ler para compreender o mundo e seguir regras com consciência .E escrever  é essencial, mas, na escola da vida, temos que assinar o livro de presença. Decididamente, a escrita não é um luxo.Sou ávido por conhecer as coisas, saber mais. Faço questão de estar bem informado e antenado com o mundo.Ainda bem que poetas existem para falar sobre a dor do ressentimento, escrevendo de uma forma sutil e invejável, para quem não consegue colocar no papel, o que pensa, o que fala....da mesma maneira que um poeta ou escritor!Acho que por isso escolhi a matemática, lidar com números, é para mim mais prazeroso. Faço o que gosto, e apesar de tantos problemas que a educação tem enfrentado, eu Amo a minha profissão. Tenho orgulho de ser PROFESSORA!



Cristiana Bueno

            Na minha família, os mais velhos tinham o hábito de contar histórias para as crianças. Eu e meus primos ouvíamos todas aquelas histórias extasiados, sonhávamos acordados.
Quando entrei na escola, no final da primeira série ganhei um pequeno livro de presente da minha professora, por ter passado para a segunda série, ai então passei de ouvinte para leitora. Com o tempo percebi que a leitura me proporcionava conhecer novos mundos, viajar no tempo, como diz Marilena Chaui sobre o que proporciona o livro:"...o livro abre para mundos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade. Ler é suspender a passagem do tempo."
Assim como a leitura é importante para adquirirmos novos conhecimentos, a escrita é essencial pois é através dela que nos expressamos .Segundo Nilson José Machado a oralidade esvanece, a escrita permanece.


Eloiza Candido Pereira Colombo 

        Minhas primeiras experiências com a leitura foram através dos gibis (Mickey, Zorro, Monica e etc.).
Meu pai sempre me incentivou comprando vários deles. Na escola o meu primeiro livro foi “O pequeno  príncipe” e vieram outros, onde a leitura era obrigatória.
Hoje não tenho o hábito da leitura, mas como professora não posso deixar de aprimorar meus conhecimentos, e isto se faz através da leitura.
Eu acredito que na disciplina de matemática podemos sim contribuir para formação do aluno leitor, usando textos para complementar as aulas ou para instigá-los à uma atividade diferente.        




Um comentário:

  1. ¨ A matemática está presente em todos os níveis da educação escolar, tem grande importância em várias outras áreas do conhecimento, como instrumento, e faz parte do nosso cotidiano na forma de noções como porcentagens, estatística, juros, etc.
    Portanto, ampliar e consolidar um espaço para a discussão de temas de interesse para a Educação matemática é uma ação de fundamental importância, sobretudo no que se refere a estreitar os laços entre a sala de aula, o desenvolvimento e as experiências dos colegas.
    Alcançar o objetivo de favorecer um debate comum a todo a comunidade é o que moverá e guiará a existência deste Blog.¨

    ResponderExcluir