A NOÇÃO DE NÚMERO
UM CORVO COM SENSO NUMÉRICO
O senso numérico pode ser observado em algumas espécies irracionais. Aqui está a história do corvo que não se deixava enganar, até que...
Um fazendeiro estava disposto a matar um corvo que fez um ninho na torre de sua casa.Por diversas vezes tentou surpreender o pássaro, mas foi em vão. O corvo esperava o homem sair da torre e só então retornava ao ninho.
Certo dia, o fazendeiro resolveu tentar algo diferente: dois homens entraram na torre. Daí, um saiu e outro ficou lá dentro, aguardando o corvo. Mas o pássaro não se enganou. Manteve-se afastado até que o segundo homem saísse da torre.
O fazendeiro repetiu essa tentativa com três e com quatro homens. Mesmo assim não obteve sucesso. O corvo só retornava ao ninho quando o último homem havia saído da torre.
Finalmente, cinco homens entraram na torre, quatro homens saíram e só um permaneceu lá dentro.
Desta vez o corvo perdeu a conta.
Incapaz de distinguir entre quatro e cinco, o corvo voltou ao ninho.
Esse senso numérico - mesmo a criança em desenvolvimento o possui - permite que ela reconheça que alguma coisa mudou numa pequena coleção quando, sem que ela saiba, um objeto é retirado ou adicionado à coleção.
O senso numérico não deve ser confundido com contagem: o senso numérico pode ser observado em algumas espécies irracionais, ao passo que a contagem é um atributo exclusivamente humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário